GASES, LIQUIDOS e SOLIDOS aplicação do modelo de partículas para os três estados de modelos de partículas de matéria, descrevendo, explicando as propriedades de gases, líquidos e sólidos Doc Browns Química KS4 ciência GCSEIGCSE Notas de revisão Comparação das propriedades de GASES, LIQUIDS e SOLIDS States Notas sobre a revisão de gases da matéria prima Part 1 O modelo de partículas cinéticas e descrevendo e explicando as propriedades dos gases, líquidos e sólidos, mudanças de estado e soluções (seções 1a a 3d). Você deve saber que os três estados da matéria são sólidos, líquidos e gasosos. O derretimento eo congelamento ocorrem no ponto de fusão, a ebulição e a condensação ocorrem no ponto de ebulição. Os três estados da matéria podem ser representados por um modelo simples em que as partículas são representadas por pequenas esferas sólidas. A teoria das partículas pode ajudar a explicar o derretimento, a ebulição, o congelamento e a condensação. A quantidade de energia necessária para mudar o estado do sólido para o líquido e do líquido para o gás depende da força das forças entre as partículas da substância e a natureza das partículas envolvidas depende do tipo de ligação e da estrutura da substância. Quanto mais fortes as forças entre as partículas, maior o ponto de fusão e ponto de ebulição da substância. Para detalhes veja a estrutura e as notas de ligação. Existem limitações do modelo simples, incluindo que não há forças entre as esferas e as esferas são sólidas e inelásticas, tudo falso. O estado físico que um material adota depende da sua estrutura, temperatura e pressão. Símbolos de estado utilizados nas equações: (g) gás (l) solução (s) aquosa (s) líquida (s) líquida (s) solução aquosa sólida significa algo dissolvido em água A maioria dos diagramas de partículas nesta página são representações 2D de sua estrutura e estado. EXEMPLOS DOS TRÊS FÍSICOS ESTADOS DOS GASES DE MATÉRIA, por exemplo, A mistura de ar ao nosso redor (incluindo o oxigênio necessário para a combustão) e o vapor de alta pressão na caldeira e cilindros da locomotiva a vapor. Todos os gases no ar são invisíveis, sendo incolores e transparentes. Note-se que o vapor que você vê fora de uma chaleira ou locomotiva a vapor é realmente gotículas líquidas finas de água, formadas a partir da condensação de gás de vapor expelido quando ele atende o ar frio, o estado de mudança de gás para líquido (mesmo efeito na formação de névoa e névoa) . LÍQUIDOS, e. A água é o exemplo mais comum, mas também o leite, a manteiga quente, a gasolina, o óleo, o mercúrio ou o álcool em um termômetro. SOLIDOS, e. Pedra, todos os metais à temperatura ambiente (exceto mercúrio), borracha de botas para caminhada e a maioria dos objetos físicos ao seu redor. De fato, a maioria dos objetos são inúteis a menos que tenham uma estrutura sólida. Nesta página, as propriedades físicas básicas dos gases, líquidos e sólidos são descritas em termos de estrutura, movimento de partículas (teoria da partícula cinética), efeitos de mudanças de temperatura e pressão e modelos de partículas Usado para explicar essas propriedades e características. Felizmente, a teoria e os factos coincidirão para dar aos alunos uma compreensão clara do mundo material à sua volta em termos de gases, líquidos e sólidos referidos como os três estados físicos da matéria. As mudanças de estado conhecidas como fusão, fusão, ferver, evaporar, condensar, licuar, congelar, solidificar, cristalizar são descritas e explicadas com imagens de modelo de partículas para ajudar a entender. Há também uma menção de líquidos miscíveis e imiscíveis e explicando os termos volátil e volatilidade quando aplicado a um líquido. Essas notas de revisão sobre os estados da questão devem ser úteis para os novos cursos de ciências químicas da AQA, Edexcel e OCR GCSE (91). Subíndice para seções da Parte I (esta página): 1.1. Os Três Estados da Matéria, modelos de teor de partículas de partículas de gás Os três estados da matéria são sólidos, líquidos e gasosos. Qualquer fusão e congelação podem ocorrer no ponto de fusão, enquanto que a ebulição e a condensação ocorrem no ponto de ebulição. A evaporação pode ocorrer a qualquer temperatura a partir de uma superfície líquida. Você pode representar os três estados da matéria com um modelo de partículas simples. Nestes diagramas de modelo, as partículas são representadas por pequenas esferas sólidas (a estrutura eletrônica é ignorada). A teoria da partícula cinética pode ajudar a explicar mudanças de estado como fusão, ferver, congelar e condensar. A quantidade de energia necessária para mudar o estado do sólido para o líquido ou do líquido para o gás depende da força das forças entre as partículas da substância. Essas forças podem ser forças intermoleculares relativamente fracas (ligação intermolecular) ou fortes ligações químicas (iónicas, covalentes ou metálicas). A natureza das partículas envolvidas depende do tipo de ligação química e da estrutura da substância. Quanto mais fortes forem as forças atrativas entre as partículas, maior o ponto de fusão e ponto de ebulição da substância QUAIS SÃO OS TRÊS ESTADOS DE MATÉRIA A maioria dos materiais pode ser simplesmente descrito como um gás, um líquido ou um sólido. PORQUE SÃO QUE GOSTAM O QUE SÃO Apenas sabendo que não é suficiente, precisamos de uma teoria abrangente dos gases, que podem explicar seu comportamento e fazer previsões sobre o que acontece, e. Se mudarmos a temperatura ou a pressão. COMO PODEMOS EXPLICAR COMO PERSEGUIAMOS Precisamos de um modelo teórico, e. Teoria das partículas que é apoiada por evidências experimentais. CAN MODELOS DE PARTÍCULAS AJUDAM QUE NÓS ENTENDEM SUAS PROPRIEDADES E CARACTERÍSTICAS POR QUE É IMPORTANTE SABER AS PROPRIEDADES DE GÁS, LÍQUIDOS E SÓLIDOS É importante que, na indústria química, conheça o comportamento de gases, líquidos e sólidos em processos químicos, e. O que acontece com os diferentes estados com mudanças de temperatura e pressão. O que é a TEORIA DE PARTÍCULAS CINETICAS de gases, líquidos e sólidos A teoria das partículas cinéticas dos estados da matéria baseia-se na idéia de todos os materiais existentes como partículas muito pequenas que podem ser átomos ou moléculas individuais e sua interação uns com os outros Por colisão em gases ou líquidos ou por vibração e ligação química em sólidos. PODEMOS FAZER PREDICAÇÕES COM BASE EM SUAS PROPRIEDADES CARACTERÍSTICAS Esta página apresenta descrições físicas gerais de substâncias no nível de classificação físico (não químico) mais simples, isto é, é um gás, líquido ou sólido. MAS, esta página da Web também apresenta modelos de partículas em que um pequeno círculo representa um átomo ou uma molécula, isto é, uma partícula particular ou a unidade mais simples de uma substância. Esta seção é bastante abstracta de uma maneira porque você está falando de partículas que você não pode ver como individualmente, você apenas o material a granel e seu caráter físico e suas propriedades. Existem LIMITAÇÕES ao modelo de partículas (precisa de mais) O modelo simples leva pouco em conta as forças entre as partículas. Assume que não há forças de atração entre partículas de gás, o que na verdade não é verdade, mesmo que sejam muito fracos. As partículas são tratadas como simples esferas inelásticas e apenas se comportam como bolas de snooker minúsculas voando ao redor. QUAL É O ESTADO GASESO DE MATÉRTICA QUAIS SÃO AS PROPRIEDADES DE UM GÁS COMO AS PARTÍCULAS GASESAS ESTÃO COMO COMO A TEORIA DE DIGAS CINÉMICAS DOS GÁNULOS GERA AS PROPRIEDADES DOS GASES Um gás não tem forma ou volume fixo, mas sempre se espalha para encher qualquer recipiente - As moléculas de gás se espalharão para qualquer espaço disponível. Não há quase nenhuma força de atração entre as partículas para que elas estejam completamente livres uma da outra. As partículas são amplamente espaçadas e dispersas ao se mover rapidamente ao acaso ao longo do recipiente, de modo que não há ordem no sistema. As partículas movem-se de forma linear e rápida em todas as direções. E colidem frequentemente entre si e com o lado do recipiente. A colisão de partículas de gás com a superfície de um recipiente provoca pressão de gás. Ao saltar de uma superfície, eles exercem uma força ao fazê-lo. Com o aumento da temperatura. As partículas se movem mais rápido, pois ganham energia cinética. A taxa de colisões entre as próprias partículas e a superfície do recipiente aumenta e isso aumenta a pressão do gás, por exemplo, em uma locomotiva a vapor ou o volume do recipiente, se puder expandir, por exemplo, como um balão. Os gases têm uma densidade muito baixa (luz) porque as partículas estão tão espaçadas no recipiente (volume de massa de densidade). Ordem de densidade: gases gt gt líquidos gb Os gases fluem livremente porque não existem forças efetivas de atração entre as moléculas de partículas gasosas. Facilidade de ordem de fluxo. Gases gt líquidos gtgtgt sólidos (nenhum fluxo real em sólido, a menos que você o emite) Por causa disso, esses gases e líquidos são descritos como fluidos. Os gases não têm superfície. E nenhuma forma ou volume fixo. E por falta de atração de partículas, eles sempre se espalham e enchem qualquer recipiente (por isso, volume do recipiente de volume de gás). Os gases são facilmente compactados devido ao espaço vazio entre as partículas. Facilidade de compactação. Gases gtgtgt líquidos sólidos gt (quase impossível de comprimir um sólido) Pressão do gás Quando um gás é confinado em um recipiente, as partículas causarão e exercerão uma pressão de gás que é medida em atmosferas (atm) ou Pascals (1,0 Pa 1,0 Nm 2) A pressão é a força, ou seja, o efeito de todas as colisões na superfície do recipiente. A pressão do gás é causada pela força criada por milhões de impactos das minúsculas partículas de gás individuais nos lados de um recipiente. Por exemplo, se o número de partículas gasosas em um recipiente for duplicado, a pressão do gás é dobrada porque duplicar o número de moléculas dobra o número de impactos no lado do recipiente, de modo que a força de impacto total por unidade de área também é dobrada. Essa duplicação dos impactos das partículas que duplicam a pressão é retratada nos dois diagramas abaixo. Se o volume de um recipiente selado for mantido constante e o gás interno for aquecido a uma temperatura mais alta, a pressão do gás aumenta. A razão para isso é que, à medida que as partículas são aquecidas, elas ganham energia cinética e, em média, se movem mais rapidamente. Portanto, eles colidirão com os lados do recipiente com maior força de impacto. Aumentando assim a pressão. Há também uma maior freqüência de colisão com os lados do recipiente, MAS isso é um fator menor em comparação com o efeito do aumento da energia cinética e o aumento da força média de impacto. Portanto, uma quantidade fixa de gás em um recipiente selado de volume constante, quanto maior a temperatura, maior a pressão e menor a temperatura, menor a pressão. Para os cálculos da temperatura da pressão do gás, consulte a Parte 2 Lei CharlessGayLussacs Se o volume do recipiente pode mudar, os gases ampliam rapidamente o aquecimento devido à falta de atração de partículas e se contraem prontamente ao resfriamento. Ao aquecer, as partículas de gás ganham energia cinética. Mova-se mais rápido e bata os lados do recipiente com mais freqüência. E significativamente, eles atingiram com uma força maior. Dependendo da situação do recipiente, uma ou ambas as pressões ou o volume aumentarão (inverter no resfriamento). Nota: É o volume de gás que expande NÃO as moléculas, elas permanecem do mesmo tamanho. Se não houver restrição de volume, a expansão no aquecimento é muito maior para gases do que líquidos ou sólidos porque não há atração significativa entre partículas gasosas. O aumento da energia cinética média aumentará a pressão do gás e, portanto, o gás tentará expandir-se em volume, se for permitido, p. Ex. Os balões em um quarto quente são significativamente maiores do que o mesmo balão em uma sala fria. Para os cálculos da temperatura do volume de gás, consulte a Parte 2 CharlessGayLussacs Law DIFFUSION in Gases: o movimento natural rápido e aleatório das partículas em todas as direções significa que os gases são facilmente espalhados ou difusos. O movimento líquido de um gás específico estará na direção de menor concentração até uma concentração mais alta, abaixo do gradiente de difusão denominado. Di ffusion continua até que as concentrações sejam uniformes em todo o recipiente de gases, mas TODAS as partículas continuam movendo-se com sua energia cinética sempre presente. A difusão é mais rápida nos gases do que nos líquidos, onde há mais espaço para se moverem (experimento ilustrado abaixo) e a difusão é Desprezível em sólidos devido ao fechamento das partículas. A difusão é responsável pela propagação de odores, mesmo sem qualquer perturbação do ar, p. Ex. Uso de perfume, abertura de uma jarra de café ou o cheiro de gasolina em torno de uma garagem. A taxa de difusão aumenta com o aumento de temperatura à medida que as partículas ganham energia cinética e se movem mais rapidamente. Outras evidências para o movimento de partículas aleatórias, incluindo a difusão. Quando as partículas de fumo são vistas sob um microscópio, elas parecem dançar ao redor quando iluminadas com um feixe de luz em 90 o na direção da visão. Isso ocorre porque as partículas de fumaça aparecem por luz refletida e dança devido aos milhões de acessos aleatórios das moléculas de ar em movimento rápido. Isso é chamado de movimento browniano (veja abaixo em líquidos). Em qualquer instante dado, os hits não serão iguais, então a partícula de fumaça obtém um golpe maior em uma direção aleatória. Um experimento de difusão de duas moléculas gasosas é ilustrado acima e explicado abaixo. Um tubo de vidro longo (24 cm de diâmetro) é preenchido em uma extremidade com um tampão de algodão embebido em conc. Ácido clorídrico selado com um tampão de borracha (para a saúde e segurança) eo tubo é mantido perfeitamente imóvel, apertado em posição horizontal. Um plug semelhante de conc. A solução de amônia é colocada na outra extremidade. Os tampões de lã de algodão embebidos libertarão fumos de HCl e NH3, respectivamente, e se o tubo for deixado inalterado e horizontal, apesar da falta de movimento do tubo, e. Não tremendo para misturar e a ausência de convecção, uma nuvem branca se forma cerca de 1 3 a partir do conc. Extremidade do tubo de ácido clorídrico. Explicação: o que acontece é os gases incolores, amônia e cloreto de hidrogênio, difundem pelo tubo e reagem para formar cristais brancos finos do cloreto de sal de amônio. Cloreto de hidrogénio de amônia cloreto de amónio gt NH 3 (g) HCl (g) gt NH 4 Cl (s) Observe a regra: quanto menor a massa molecular, maior a velocidade média das moléculas (mas todos os gases têm a mesma energia cinética média Na mesma temperatura). Portanto, quanto menor a massa molecular, mais rápido o gás difunde. por exemplo. M r (NH3) 14 1x3 17. Move-se mais rápido do que M r (HCl) 1 35,5 36,5 E é por isso que eles se encontram mais perto do extremo HCl do tubo. Portanto, o experimento não é apenas evidência do movimento da molécula. Também é evidência de que moléculas de diferentes massas moleculares se movimentaram a diferentes velocidades. Para um tratamento matemático, veja Grahams Law of Diffusion Um gás colorido, mais pesado que o ar (maior densidade), é colocado no recipiente de gás inferior e um segundo jarro de gás de ar incolor de densidade inferior é colocado sobre ele separado com uma cobertura de vidro. As experiências de difusão devem ser fechadas a temperatura constante para minimizar os distúrbios por convecção. Se a cobertura de vidro for removida, então (i) os gases do ar incolores difundem para dentro do gás marrom colorido e (ii) o brometo difunde-se no ar. O movimento aleatório das partículas que leva à mistura não pode ser devido à convecção porque o gás mais denso começa na parte inferior. Não é necessária nenhuma agitação ou outros meios de mistura. O movimento aleatório de ambos os lotes de partículas é suficiente para garantir que ambos os gases eventualmente se tornem completamente misturados por difusão (espalhados um para o outro). Esta é uma clara evidência de difusão devido ao movimento contínuo aleatório de todas as partículas de gás e, inicialmente, o movimento líquido de um tipo de partícula de uma concentração mais alta para uma menor (um gradiente de difusão). Quando totalmente misturado, nenhuma outra distribuição de mudança de cor é observada MAS o movimento aleatório de partículas continua Veja também outras evidências na seção líquida após o modelo de partículas para o diagrama de difusão abaixo. Um modelo de partículas de difusão em gases. Imagine o gradiente de difusão da esquerda para a direita para as partículas verdes adicionadas às partículas azuis à esquerda. Assim, para as partículas verdes, a migração líquida é da esquerda para a direita e continuará, em um recipiente selado, até que todas as partículas estejam distribuídas uniformemente no recipiente de gás (conforme ilustrado). A difusão é mais rápida nos gases em comparação com as soluções de líquidos porque há mais espaço entre as partículas para que outras partículas se movam ao acaso. Quando um sólido é aquecido, as partículas vibram mais fortemente à medida que ganham energia cinética e as forças atrativas de partículas estão enfraquecidas. Eventualmente, no ponto de fusão. As forças atrativas são muito fracas para manter as partículas na estrutura unidas de maneira ordenada e assim o sólido derrete. Note-se que as forças intermoleculares ainda estão lá para manter o líquido em massa juntas, mas o efeito não é suficientemente forte para formar uma rede de cristal ordenada de um sólido. As partículas tornam-se livres para se deslocar e perder o arranjo ordenado. É necessária energia para superar as forças atraentes e dar às partículas energia cinética aumentada de vibração. Portanto, o calor é absorvido pelos arredores e a fusão é um processo endotérmico (916H ve). As mudanças de energia para essas mudanças físicas de estado para uma variedade de substâncias são tratadas em uma seção das Notas Energéticas. Explicado usando a teoria das partículas cinéticas de líquidos e sólidos. No resfriamento, partículas líquidas perdem energia cinética e, portanto, podem se atrair mais fortemente umas para as outras. Quando a temperatura é suficientemente baixa, a energia cinética das partículas é insuficiente para evitar que as forças atrativas de partículas causem a formação de um sólido. Eventualmente, no ponto de congelamento, as forças de atração são suficientes para remover qualquer liberdade de movimento restante (em termos de um lugar para outro) e as partículas se juntam para formar o arranjo sólido ordenado (embora as partículas ainda tenham energia cinética vibratória. Deve ser removido para os arredores, por mais estranho que pareça, o congelamento é um processo exotérmico (916H ve). Mudanças de energia comparativa de mudanças de estado gas ltgt líquido ltgt sólido 2f (i) Curva de resfriamento. O que acontece com a temperatura de uma substância Se for arrefecido a partir do estado gasoso para o estado sólido, observe que a temperatura permanece constante durante as mudanças de estado de condensação à temperatura Tc. E solidificação de gelo na temperatura Tf. Isso ocorre porque toda a energia térmica removida ao refrigerar a essas temperaturas (as latentes funcionam Ou entalpias de mudança de estado), permite o fortalecimento das forças interpartículas (ligação intermolecular) sem queda de temperatura. A perda de calor é compensada D pela atração de força intermolecular aumentada exotérmica. Entre as seções de mudança de estado horizontal do gráfico, você pode ver a remoção de energia reduz a energia cinética das partículas, diminuindo a temperatura da substância. Consulte a seção 2. para obter uma descrição detalhada das mudanças de estado. Uma curva de resfriamento resume as mudanças: para cada mudança de estado, a energia deve ser removida. Conhecido como o calor latente. Os valores de energia real para essas mudanças físicas de estado para uma variedade de substâncias são tratados com mais detalhes nas Notas Energéticas. 2f (ii) Curva de aquecimento. O que acontece com a temperatura de uma substância se for aquecida do estado sólido ao estado gasoso. Observe que a temperatura permanece constante durante o estado de mudanças de fusão à temperatura Tm e com ponto de ebulição a temperatura Tb. Isso ocorre porque toda a energia absorvida no aquecimento a essas temperaturas (as latentes cicatrizes ou entalpias de mudança de estado), entra em debilitar as forças interpartículas (ligação intermolecular) sem elevação de temperatura. O ganho de calor é igual à energia absorvida que absorve para reduzir as forças intermoleculares . Entre as seções de mudança de estado horizontal do gráfico, você pode ver a entrada de energia aumentar a energia cinética das partículas e aumentar a temperatura da substância. Consulte a seção 2. para obter uma descrição detalhada das mudanças de estado. Uma curva de aquecimento resume as mudanças: para cada mudança de estado, a energia deve ser adicionada. Conhecido como o calor latente. Os valores de energia real para essas mudanças físicas de estado para uma variedade de substâncias são tratados com mais detalhes nas Notas Energéticas. CUIDADO LATENTE ESPECÍFICO O calor latente para o estado muda o líquido ltgt sólido é chamado de calor latente específico de fusão (para derretimento ou congelamento). O calor latente para o estado muda o gás ltgt líquido é chamado de calor latente específico de vaporização (para condensação, evaporação ou fervura) Para mais informações sobre o calor latente, veja minhas notas de física sobre o calor latente específico Explicado usando a teoria das partículas cinéticas de gases e sólidos. É quando um sólido, em aquecimento, muda diretamente para um gás sem derreter, E o gás no resfriamento reforma um sólido diretamente sem condensação em um líquido. Sublimação geralmente envolve apenas uma mudança física, mas nem sempre é tão simples (ver cloreto de amônio). Teoria em termos de partículas. Quando o sólido é aquecido, as partículas vibram com força crescente da energia térmica adicionada. Se as partículas tiverem energia cinética suficiente de vibração para superar parcialmente as forças atraentes de partículas, você esperaria que o sólido funde. No entanto, se as partículas neste ponto tiverem energia suficiente neste ponto que levariam a ferver, o líquido NÃO formará e o sólido se transformará diretamente em um gás. Mudança endotérmica geral. Energia absorvida e introduzida no sistema. Ao esfriar, as partículas se movem mais devagar e têm menos energia cinética. Eventualmente, quando a energia cinética das partículas é suficientemente baixa, permitirá que as forças atrativas de partícula produzam um líquido. MAS a energia pode ser suficientemente baixa para permitir a formação direta do sólido, isto é, as partículas NÃO têm energia cinética suficiente para manter um estado líquido. Mudança exotérmica geral. Energia liberada e distribuída para os arredores. Mesmo a temperatura ambiente, garrafas de iodo sólido mostram cristais formando no topo da garrafa acima do sólido. Quanto mais quente for o laboratório, mais cristais se formam quando resfriam à noite. Se você aquecer suavemente o iodo num tubo de ensaio, você vê o iodo prontamente sublime e recristaliza na superfície do resfriador perto da parte superior do tubo de ensaio. A formação de uma forma particular de geada envolve o congelamento direto de vapor de água (gás). Frost também pode evaporar diretamente de volta ao vapor de água (gás) e isso acontece nos invernos secos e extremamente frios do Deserto de Gobi em um dia ensolarado. H 2 O (s) H 2 O (g) (apenas alterações físicas) O dióxido de carbono sólido (gelo seco) é formado ao arrefecer o gás até menos de 78 o C. Ao aquecer, ele muda diretamente para um gás muito frio. Condensando qualquer vapor de água no ar para uma névoa, daí o seu uso em efeitos de estágio. CO 2 (s) CO 2 (g) (apenas alterações físicas) Ao aquecer fortemente em um tubo de ensaio, cloreto de amónio sólido branco. Se decompõe em uma mistura de dois gases incolores, amônia e cloreto de hidrogênio. Ao arrefecer, a reação é revertida e as reformas de cloreto de amônio sólido na superfície superior mais fria do tubo de ensaio. Cloreto de amónio calor energia cloreto de hidrogénio amoníaco T envolve mudanças químicas e físicas e é tão complicado do que os exemplos 1. a 3. De fato, os cristais de cloreto de amônio iônico se transformam em amoníaco covalente e gases do cloreto de hidrogênio que são naturalmente muito mais voláteis ( As substâncias covalentes geralmente têm pontos de fusão e ponto de ebulição muito mais baixos do que substâncias iónicas). A imagem de partículas líquidas não figura aqui, mas os outros modelos se aplicam completamente além das mudanças de estado envolvendo a formação de líquido. Modelo de partículas de GAS e links de modelos de partículas SOLID. ATENÇÃO, em um nível mais alto de estudo. Você precisa estudar o diagrama de fases do gls para a água e a curva de pressão de vapor do gelo a temperaturas específicas. Por exemplo, se a pressão de vapor ambiente for menor que a pressão de vapor de equilíbrio à temperatura do gelo, a sublimação pode ocorrer prontamente. A neve e o gelo nas regiões mais frias do deserto de Gobi não se derretem no Sol, eles lentamente desaparecem suavemente 2 h. Mais sobre as mudanças de calor em mudanças físicas do estado As mudanças de estado físico, ou seja, o líquido de ltgt do gás ltgt sólido também são acompanhados por mudanças de energia. Para derreter um sólido, ou um vaporizador, um líquido, a energia de calor deve ser absorvida ou absorvida pelos arredores, de modo que são mudanças de energia endotérmicas. O sistema é aquecido para efetuar essas mudanças. Para condensar um gás ou congelar um sólido, a energia de calor deve ser removida ou distribuída para os ambientes, então estas são mudanças de energia exotérmica. O sistema é resfriado para efetuar essas mudanças. De um modo geral, quanto maior as forças entre as partículas, maior a energia necessária para efetuar a mudança de estado E quanto maior o ponto de fusão e ponto de ebulição. Uma comparação da energia necessária para derreter ou ferver diferentes tipos de substância (Isto é mais para estudantes de nível avançado). A mudança de energia térmica envolvida em uma mudança de estado pode ser expressa em kJmol de substância para uma comparação justa. Na tabela abaixo, a massa fundida 916H é a energia necessária para derreter 1 mole da substância (massa da fórmula em g). 916H vap é a energia necessária para vaporizar por evaporação ou ferver 1 mole da substância (massa da fórmula em g). Para pequenas moléculas covalentes simples, a energia absorvida pelo material é relativamente pequena para derreter ou vaporizar a substância e quanto maior a molécula, maiores são as forças intermoleculares. Essas forças são fracas em comparação com as ligações químicas que mantêm átomos juntos em uma molécula em si. São necessárias energias relativamente baixas para derreter ou vaporizá-las. Essas substâncias têm pontos de fusão relativamente baixos e pontos de ebulição. Para redes 3D fortemente ligadas, e. (Iii) e uma rede metálica de íons e elétrons externos livres (ligação metamática), as estruturas são muito mais fortes de forma contínua devido à ligação química contínua em toda a estrutura. Conseqüentemente, são necessárias energias muito maiores para derreter ou vaporizar o material. É por isso que eles têm muito mais pontos de fusão e pontos de ebulição. Tipo de ligação, estrutura e forças de atração operacionais Ponto de fusão K (Kelvin) o C 273 Energia necessária para derreter a substância Ponto de ebulição K (Kelvin) o C 273 Energia necessária para ferver a substância 3a. O QUE ACONTECE DE PARTÍCULAS QUANDO UM SOLIDO DISSOLVE EM UM SOLVENTE LÍQUIDO O que significam as palavras SOLVENTE, SOLUÇÃO e SOLUÇÃO Quando um sólido (o soluto) dissolve-se em um líquido (o solvente), a mistura resultante é chamada de solução. Em geral: soluto dissolvido solução gt Assim, o soluto é o que dissolve em um solvente, um solvente é um líquido que dissolve coisas e a solução é o resultado de dissolver algo em um solvente. O sólido perde toda a sua estrutura regular e as partículas sólidas individuais (moléculas ou íons) estão agora completamente livres uma da outra e mistura aleatoriamente com as partículas líquidas originais, e todas as partículas podem se mover ao acaso. Isso descreve o sal que se dissolve em água, o açúcar que se dissolve em chá ou cera que se dissolve em um solvente hidrocarboneto como o espírito branco. Geralmente não envolve uma reação química, por isso geralmente é um exemplo de uma mudança física. Quaisquer que sejam as mudanças no volume do líquido sólido, em comparação com a solução final, a Lei da Conservação da Massa ainda se aplica. Isto significa: Massa de massa solúvel sólida de massa solvente líquida de solução após mistura e dissolução. Você não pode criar massa ou perder massa. Mas mude a massa de substâncias para outra forma. Se o solvente for evaporado. Então o sólido é reformado, e. Se uma solução de sal for deixada de fora por um longo período de tempo ou suavemente aquecida para acelerar as coisas, eventualmente formam-se cristais de sal, o processo é chamado de cristalização. 3b. O QUE ACONTECE COM PARTÍCULAS QUANDO DOIS LÍQUIDOS COMPLETAMENTE MISTEM COM O QUE FAZ A PALAVRA MISCÍVEL MEIO Usando o modelo de partículas para explicar líquidos miscíveis. Se dois líquidos se misturam completamente em termos de suas partículas, eles são chamados de líquidos miscíveis porque se dissolvem completamente uns nos outros. Isso é mostrado no diagrama abaixo onde as partículas se misturam completamente e se movem ao acaso. O processo pode ser revertido por destilação fracionada. 3c. O QUE ACONTECE DE PARTÍCULAS QUANDO DOIS LÍQUIDOS NÃO MISTEM COM O QUE É QUE A PALAVRA IMEDIATA SIGNIFICA POR QUE OS LÍQUIDOS NÃO MISTEM Utilizando o modelo de partículas para explicar líquidos imiscíveis. Se os dois líquidos não se misturam. Eles formam duas camadas separadas e são conhecidos como líquidos imiscíveis, ilustrados no diagrama abaixo, onde o líquido roxo inferior será mais denso do que a camada superior do líquido verde. Você pode separar esses dois líquidos usando um funil de separação. A razão para isso é que a interação entre as moléculas de um dos líquidos sozinho é mais forte do que a interação entre as duas moléculas diferentes dos diferentes líquidos. Por exemplo, a força de atração entre as moléculas de água é muito maior do que moléculas de óleo ou moléculas de água de óleo, então duas camadas separadas formam-se porque as moléculas de água, em termos de mudança de energia, são favorecidas ao se juntarem. 3d. Como é utilizado um funil de separação 1. A mistura é colocada no funil de separação com a rolha encostada e a torneira fechada e as camadas deixadas para assentar. 2. A rolha é removida e a torneira é aberta para que você possa executar com cuidado a camada cinza inferior em primeiro lugar em uma taça. 3. A torneira é então fechada novamente, deixando para trás o líquido da camada amarela superior, separando assim os dois líquidos imiscíveis. Apêndice 1 algumas imagens de partículas SIMPLES de ELEMENTOS, COMPOSTOS e MISTURAS GCEEIGCSE escolha múltipla QUIZ em estados de gases da matéria, líquidos sólidos de amplificador Alguns exercícios básicos fáceis de KS3 ciência QCA 7G quotParticle modelo de sólidos, líquidos e gases Questões de escolha múltipla para revisão de ciência em gases , Modelos de partículas de líquidos e sólidos, propriedades, explicando as diferenças entre eles. 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State changes: 2a evaporation and boiling, 2b condensation, 2c distillation, 2d melting, 2e freezing, 2f cooling and heating curves and relative energy changes, 2g sublimation 3. Dissolving, solutions. miscibleimmiscible liquids Boiling Boiling point Brownian motion Changes of state Condensing Cooling curve Diffusion Dissolving Evaporation Freezing Freezing point Gas particle picture Heating curve Liquid particle picture Melting Melting point miscibleimmiscible liquids Properties of gases Properties of liquids Properties of solids solutions sublimation Solid particle picture GCSEIGCSE multiple choice QUIZ on states of matter gases liquids solids practice revision questions Revision notes on particle models and properties of gases, liquids and solids KS4 Science GCSEIGCSEO level Chemistry Information on particle models and properties of gases, liquids and solids for revising for AQA GCSE Science, Edexcel Science chemistry IGCSE Chemistry notes on particle models and properties of gases, liquids and solids OCR 21st Century Science, OCR Gateway Science notes on particle models and properties of gases, liquids and solids WJEC gcse science chemistry notes on particl e models and properties of gases, liquids and solids CIE O Level chemistry CIE IGCSE chemistry notes on particle models and properties of gases, liquids and solids CCEACEA gcse science chemistry (revise courses equal to US grade 8, grade 9 grade 10) science chemistry courses revision guides explanation chemical equations for particle models and properties of gases, liquids and solids educational videos on particle models and properties of gases, liquids and solids guidebooks for revising particle models and properties of gases, liquids and solids textbooks on particle models and properties of gases, liquids and solids state changes amp particle model for AQA AS chemistry, state changes amp particle model for Edexcel A level AS chemistry, state changes amp particle model for A level OCR AS chemistry A, state changes amp particle model for OCR Salters AS chemistry B, state changes amp particle model for AQA A level chemistry, state changes amp particle model for A level Edexcel A level c hemistry, state changes amp particle model for OCR A level chemistry A, state changes amp particle model for A level OCR Salters A level chemistry B state changes amp particle model for US Honours grade 11 grade 12 state changes amp particle model for pre-university chemistry courses pre-university A level revision notes for state changes amp particle model A level guide notes on state changes amp particle model for schools colleges academies science course tutors images pictures diagrams for state changes amp particle model A level chemistry revision notes on state changes amp particle model for revising module topics notes to help on understanding of state changes amp particle model university courses in science careers in science jobs in the industry laboratory assistant apprenticeships technical internships USA US grade 11 grade 11 AQA A level chemistry notes on state changes amp particle model Edexcel A level chemistry notes on state changes amp particle model for OCR A level chem istry notes WJEC A level chemistry notes on state changes amp particle model CCEACEA A level chemistry notes on state changes amp particle model for university entrance examinationsU. S. primary energy consumption by source and sector, 2017 Click to enlarge raquo Most of the energy consumed in the United States comes from fossil fuels (petroleum. coal. and natural gas ). These fossil fuels and crude oil-based petroleum products are the major sources of energy used in the United States. Renewable energy resources currently supply about 10 of total U. S. energy consumption. The United States began using nuclear energy to generate electricity in the late 1950s. Nuclear energy supplies about 20 of total U. S. electricity. U. S. primary energy production by major source, 2017 Click to enlarge raquo
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