ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO MUNDIAL A OMC EM BREVE: PARTE 1 O sistema comercial multilateral, presente e futuro A Organização Mundial do Comércio surgiu em 1995. Uma das mais jovens das organizações internacionais, a OMC é o sucessor do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) estabelecido na sequência da Segunda Guerra Mundial. Assim, enquanto a OMC ainda é jovem, o sistema de comércio multilateral originalmente criado no âmbito do GATT tem mais de 50 anos. Nos últimos 50 anos, houve um crescimento excepcional no comércio mundial. As exportações de mercadorias cresceram em média 6 vezes por ano. O comércio total em 2000 foi 22 vezes o nível de 1950. O GATT e a OMC ajudaram a criar um sistema comercial forte e próspero que contribuiu para um crescimento sem precedentes. O sistema foi desenvolvido através de uma série de negociações comerciais, ou rodadas, realizadas no âmbito do GATT. As primeiras rodadas trataram principalmente de reduções tarifárias, mas as negociações posteriores incluíram outras áreas, como medidas antidumping e não tarifárias. A última rodada da Rodada Uruguai 1986-94 levou à criação da OMC. As negociações não acabaram por lá. Alguns continuaram após o fim da Rodada Uruguai. Em fevereiro de 1997, foi alcançado um acordo sobre os serviços de telecomunicações, com 69 governos concordando com medidas de liberalização abrangentes que ultrapassaram as acordadas na Rodada Uruguai. No mesmo ano, 40 governos concluíram com êxito as negociações para o comércio livre de tarifas em produtos de tecnologia da informação e 70 membros concluíram um contrato de serviços financeiros que abrange mais de 95 do comércio de informações bancárias, de seguros, de valores mobiliários e financeiras. Em 2000, iniciaram novas palestras sobre agricultura e serviços. Estes foram agora incorporados a uma agenda mais ampla lançada na quarta Conferência Ministerial da OMC em Doha, no Catar, em novembro de 2001. O programa de trabalho, a Agenda de Desenvolvimento de Doha (DDA). Acrescenta negociações e outros trabalhos sobre tarifas não agrícolas, comércio e meio ambiente, regras da OMC, tais como anti-dumping e subsídios, investimentos, política de concorrência, facilitação do comércio, transparência nas compras públicas, propriedade intelectual e uma série de questões levantadas pelos países em desenvolvimento Como dificuldades que enfrentam na implementação dos presentes acordos da OMC. O prazo para as negociações é 1 de janeiro de 2005. SISTEMA MUNDIAL DE NEGOCIAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO Oleh: ABSHORIL FITHRY HUKUM PERDAGANGAN PROGRAMA INTERNASIONAL MAGISTER HUKUM BISNIS FAKULTAS HUKUM. Presentasi berjudul: SISTEMA DE NEGOCIAÇÃO MULTILATERAL DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO Oleh: ABSHORIL FITHRY HUKUM PERDAGANGAN PROGRAMA INTERNASIONAL MAGISTER HUKUM BISNIS FAKULTAS HUKUM. Transcript presentasi: 1 SISTEMA DE NEGOCIAÇÃO MULTILATERAL DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO Oleh: ABSHORIL FITHRY HUKUM PERDAGANGAN PROGRAMA INTERNASIONAL MAGISTER HUKUM BISNIS FAKULTAS HUKUM UNIVERSITAS AIRLANGGA 2 (c) 2 SISTEMA DE NEGOCIAÇÃO MULTILATERAL DA OMC Sebutan untuk perangkat aturan dan prinsip yang terdapat dalam regim OMC yang meliputi: Prinsip-Prinsip Non Diskriminasi Aturan tentang Akses Pasar termasul Aturan tentang Transparansi Aturan tentang Comércio desleal Aturan tentang Konflik antara Liberalisasi Perdagangan dengan nilai nilai atau kepentingan-kepentingan sosial lainnya Aturan tentang perlakuan khusus dan berbeda bagi Negara-negara Sedang Berkembang Aturan Institusional e Prosedural berkenaan Dengan pengambilan keputusan dan penyelesaian sengketa 3 (c) 3 PRINSIP-PRINSIP NON-DISKRIMINASI Princípios da não discriminação Terdapat 2 jenis Prinsip Non-Diskriminasi dalam OMC, yaitu: Nação mais favorecida (MFN) diwajibkan memberikan preferensi atau keistimewaan yang sama Kepada mitra dagang sesama anggota OMC Obrigação Nacional de Tratamento (NTO) diwajibkan memperlakukan produk barang impor, jasa, atau penyedia jasa yang berasal dari sesama anggota OMC sama dengan produk barang domestik, jasa, atau penyedia jasa domestik yang sejenis NTO dilarang mendiskriminasi produk impor terhadap produk Domk NTO berlaku umum atas segala jenis perdagangan barang Sedangkan pada perdagangan jasa, NTO berlaku sepanjang negara anggota OMC secara eksplisit menyatakan komitmennya untuk memberlakukan NTO pada sektor spesifik yang disanggupinya saja. 4 (c) 4 ATURAN TENTANG AKSES PASAR (TERMASUK ATURAN TENTANG TRANSPARANSI) Regras sobre o acesso ao mercado Terdapat 4 kelompok aturan yang secara substansiil mengatur tentang akses pasar, yaitu: Regras sobre direitos aduaneiros (tarifas) Regras sobre outros encargos e taxas financeiras Regras sobre quantitativas Restrições Regras sobre outras barreiras não tarifárias, como regras sobre a transparência dos regulamentos comerciais Regulamentos Técnicos Padrões Medidas Sanitárias e Fitossanitárias Formalidades Customizadas do que as Práticas de Compras Governamentais. 5 (c) 5 REGRAS SOBRE DIREITOS PERSONALIZADOS OMC tidak melarang pengenaan direitos aduaneiros, dalam hal ini yang dimaksudkan adalah tarifa Akan tetapi OMC mendorong dan mengarahkan para anggotanya untuk secara aktif menegosiasi angular de penurúnio denishdidasarkan pada keuntungan dan kepentingan bersama Hasil dari perundingan tentang upaya Penguunguês angca tarifação concessão tarifária atau tarifação yang selanjutnya wajib dinyatakan secara eksplisit dalam Membros Agenda de Compromisso masing-masing anggota Atas komoditas yang telah disepakati concessão tarifária atau tarifário nya, maka pengenaan tarif di masing - masing negara anggota OMC tidak boleh melampaui Nível maksimum sebagaimana telah disepakati. 6 (c) 6 REGRAS SOBRE RESTRIÇÕES QUANTITATIVAS Secar umum praktik pembatasan kuantitatif dilarang berdasarkan regim OMC, kecuali terdapat pengecualian Dalam praktiknya, yang termasuk dalam praktik pembatasan kuantitatif adalah praktik pelarang importa atakkkkkkkkku kuota Pembatasan kuantitatif berlaku umum atas semua semua jenis perdagangan Pembatasan Kuantitatiff tidak dapat diberlakukan pada sektor jasa yang telah dikomitmenkan. 7 (c) 7 REGRAS NO COMÉRCIO DESPREGO OMC tidak memiliki daftar lengkap tentang praktik - praktik perdagangan yang dikategorikan injusto Akan tetapi OMC memiliki aturan yang lengkap, detalhe, dan sangat teknis berkenaan dengan 2 bentuk spesifik comércio injusto, yaitu dumping dan subsidi TRIPs (Comércio Propriedade Intelectual Relacionada) dapat pula diterapkan sebagai aturan pencegahan terhadap terjadinya praktik comércio injusto. 9 (c) 9 ANTI DUMPING TINDAKAN BALASAN YANG DILAKUKAN OLEH PIHAK YANG DIRUGIKAN AKIBAT PERILAKU DUMPING DI PASAR DOMESTIKNYA. OMC MEMPERBOLEHKAN NEGARA MELAKUKAN RETALIASI ASALKAN: TIDAK MELEBIHI KEBUTUHAN DANA YANG DIPERLUKAN UNTUK MEMULIHKAN KERUGIAN YANG DIDERITA AKIBAT PERILAKU DUMPING ATAU MAKSIMUM SEBATAS MARGEM DUMPING YANG DIKENAKAN PADANYA. TERDAPAT BUKTI KAUSALITAS ANTARA PERILAKU DUMPING DAN KERUGIAN YANG TIMBUL DI NEGARA IMPORTIR. KERUGIAN PADA PASAR YANG RELEVAN DAN PADA KOMODITI SEJENIS. 10 (c) 10 PETISI ANTI DUMPING PETISI DIAJUKAN ATAS NAMA INDUSTRI DOMESTIK YANG DIRUGIKAN ATAU TERANCAM RUGI AKIBAT PERILAKU DUMPING. INDUSTRI DOMESTIK: PRODUSEN PELAKU PERDAGANGAN YANG BERTINDAK SEBAGAI MAYORITAS PEMASOK PRODUSEN Barang Atau MAYORITAS PELAKU PADA PASAR DOMESTIK MAYORITAS Lebih DARI 50 MENGUASI TOTAL PRODUKSI PETISI anti-dumping Tidak BISA DIAJUKAN jika KESELURUHAN KUANTITAS Barang YANG DIDUMPING kurang DARI 25 DARI KESELURUHAN OUT-PÔR produk DOMESTIK YBS. 11 (c) 11 SUBSIDI SUBSÍDIOS NÃO ACIONÁVEIS: SUBSIDI YANG DIBERIKAN SECARA TIDAK DISKRIMINATIF KEPADA SEMUA PRODUSEN DOMESTIK SEHINGGA TIDAK MERUSAK PASAR DOMESTIK DAN TIDAK MERUGIKAN IMPORTIR. SUBSIDI YANG DIBERIKAN UNTUK RD, BANTUAN REGIONAL, ADAPTASI PERENCANAAN TERHADAP KETENTUAN LINGKUNGAN YANG DIPERSYARATKAN. 12 (c) 12 SUBSIDI SUBSIDI EKSPOR POR SE DILARANG DAN OTOMATIS AKAN DIKENAI TINDAKAN BALASAN. TOTAL AD VALOREM SUBSIDI MELEBIHI 5 DARI PENERIMAAN PENJUALAN TAHUNAN ATAU 15 DARI TOTAL DANA YANG DIINVESTASIKAN SEBAGAI CUSTO DE ARRANQUE. SUBSIDI YANG DIBERIKAN DIGUNAKAN UNTUK MENUTUPI BIAYA KERUGIAN INDUSTRI. PEMUTIHAN HUTANG DARI PEMERINTAH. 13 (c) 13 LIBERALISASI PERDAGANGAN VS. NILAI DAN KEPENTINGAN SOSIAL LAINNYA OMC memiliki aturan yang mengakomodasi pertentangan atau ketidaksinkronan liberalisasi perdagangan dengan nilai serta kepentingan ekonomi dan non-ekonomi Yang dikategarikan sebagai nilai dan Kepentingan non-ekonomi adalah proteksi lingkungan kesehatan publik, publik moral, keamanan nasional atau keuangan nasional Yang dikategorikan sebagai Nilai dan kepentingan ekonomi adalah Proteksi terhadap industri domestik dari kerugian serius yang dipicu atau diakibatkan oleh lonjakan tajam dan tak terduga arus impor Penyelamatan keuangan negara (equilíbrio do paymentneraca keuangan) Pembentukan dan solidasi integração econômica regional (agrupamento econômico regional) Ketentuan-ketentuan di atas dapat Diaplikasikan sepanjang kondisi negara anggota pemohon memenuhi syarat dan kriteria yang ditetapkan. 14 (c) 14 TRATAMENTO ESPECIAL DE DAN DIFERENCIAL PARA PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO 23 anggota OMC adalah Países em desenvolvimento e países menos desenvolvidos Membro da OMC memberikan perlakuan khusus dalam derajat yang berbeda-beda kepada Desenvolvendo os países em desenvolvimento menores Wujudnya adalah time frame, membedakan beban kewajiban, menyediakan bantuan teknis Sistema multilateral de comércio e desenvolvimento de nepais Apresentação por DR Khanal Seminário de dois dias sobre a integração dos acordos comerciais no desenvolvimento organizado. Apresentação sobre o tema: Sistema Multilateral de Negociação e Desenvolvimento de Nepais Apresentação por D. R. Khanal Seminário de dois dias sobre a integração dos acordos comerciais no desenvolvimento organizado. Transcrição de apresentação: 1 Sistema de comércio multilateral e apresentação de desenvolvimento de Nepals por DR Khanal Seminário de dois dias sobre incorporação de acordos comerciais em desenvolvimento Organizado por Pro Public, SAWTEE e SEJON 13, 2 de janeiro Introdução A OMC é um fórum de negociação para promover o comércio global. Compromissos de política comercial: melhorar o acesso ao mercado de cada um com base no MFN Para estabelecer regras que regem o comércio mundial 3 cont. Assim, apesar de não ser uma instituição de desenvolvimento abrangente, seu papel é considerado vital na promoção do comércio e, assim, do desenvolvimento econômico. Isto é considerado verdadeiro, entre outros, sobre os pressupostos de que: o sistema de comércio multilateral baseado em regras protege os pequenos jogadores que têm pouca capacidade de influenciar as políticas das regras dos países desenvolvidos (grandes), por sua vez, reduzem a incerteza colocando limites mutuamente acordados As políticas que os governos podem adotar potencialmente ajudando a aumentar as investimentos e a reduzir os riscos A abertura comercial, o crescimento e a redução da pobreza se reforçam mutuamente. Isso novamente ocorreria através de vantagens comparativas como resultado de: Aumentos de produtividade de fatores através de maior especialização Escala de economias e expansão em mercados para empresas domésticas Maior interação com empresas e mercados estrangeiros com inovações tecnológicas e melhores práticas gerenciais Dispersão de práticas anticoncorrenciais e aluguel - Pesquisando atividades que levem à reatribuição de recursos longe dos setores industriais improdutivos protegidos para atividades mais eficientes. Derrubar o efeito sobre os mercados de fatores e produtos e criação de oportunidades de renda e emprego que levem a ganhos de bem-estar e redução da pobreza. 5 Cont. Tudo isso é esperado sobre os pressupostos de que o sistema de comércio multilateral é justo e salvaguarda o interesse dos países pobres. No entanto, é ironia que muitas regras adotadas no momento do estabelecimento da OMC se guiaram por proteger o interesse dos países desenvolvidos em geral e TNCs em Exemplos específicos são: subsídio agrícola, regras tarifárias discriminatórias, proteção de direitos de propriedade intelectual que exigem mudanças nas regras do país em desenvolvimento, mantendo as antigas regras dos países desenvolvidos no tato. As listas são muito longas. Os detalhes estão no estudo OXFAM (2002) e muitos outros e eles revelam que mesmo as regras e provisões discriminatórias são distorcidas e manipuladas pelos países desenvolvidos. 6 cont. O aumento dos desenvolvimentos de fatores em meio ao aumento das pressões dos países em desenvolvimento, incluindo os movimentos de muitas organizações da sociedade civil, levou à adoção da Rodada de desenvolvimento de Doha. O que reconheceu o papel de i) maior acesso ao mercado, ii) regras de comércio equilibradas e iii) assistência técnica Além disso, foi acordado um quadro em 1º de agosto de 2004, chamado Pacote de julho. Identificou cinco áreas prioritárias Agricultura, NAMA, Serviços, Facilitação de Comércio e Dimensões de Desenvolvimento, mas o impasse continua. O ponto a ser feito é que as regras internacionais e seus tratamentos são cruciais para aumentar o desenvolvimento em países como o Nepal através do sistema comercial multilateral 7 Nepals Compromissos de Cumprimentos das Obrigações da OMCObligações O compromisso do Nepal as obrigações no momento da adesão à OMC incluem: Na taxa vinculativa da tarifa 51 Por cento para a transição e 42 por cento a partir daí 42 por cento. Na taxa de vinculação média de produtos manufaturados não agrícolas, 39 por cento na transição para 24 por cento depois disso. Remoção de todos os direitos de importação adicionais, como o imposto sobre o dever especial e o desenvolvimento local dentro de 10 anos. As tarifas dos produtos ITC devem ser completamente eliminadas dentro de 5 a 7 anos a partir de 5% no momento da adesão. 8 cont. Mais abertura do setor de serviços que permite até 80 por cento de participação equitativa no exterior Formulação, Revisão e Implementação de Atos, incluindo Dezenas de novas leis ou revisão em idade exigida. Entre eles, New Industrial Property Act até 1 de janeiro de 2006, Implementação do TRIPS até janeiro de 2007, Lei antidumping, compensatória e de salvaguarda no prazo de um ano após a adesão, Implementação do Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias até 1 de janeiro de 2007, Legislação sobre Avaliação de Importações para Alfândega e Tributação até 1 de janeiro de 2004 e Implementação Completa a partir de 1 de janeiro. De modo similar, novas leis nas áreas como competição, falência, cyber, acesso a recursos genéticos, instituições bancárias e financeiras, recursos de plantas e operações de instituições de saúde. Além disso, as empresas personalizadas, as empresas industriais, o trabalho, a empresa, a troca de segurança, o investimento estrangeiro e a transferência de tecnologia, a proteção de plantas, as leis farmacêuticas serão revisadas e promulgadas. 9 cont. Na data do estabelecimento de adesão ou designação do tribunal para a pronta revisão das ações para a implementação de leis, regulamentos, decisões judiciais e decisões administrativas necessárias. Eliminação ou não aplicação de restrições quantitativas sobre as importações ou outras medidas não-tarifárias, incluindo licenças, cotas, proibições, licenças, requisitos de autorização prévia e outras restrições. A partir da data da adesão, a execução de impostos domésticos, como o valor adicionado e os impostos especiais de consumo, de forma não discriminatória. 10 cont. Fulfillments and Beyond Nepals a liberalização do comércio tem sido mais rápida em muitas áreas do que os compromissos da OMC e agora o Nepal é um dos países mais liberalizados do Sul da Ásia. O comércio é completamente desregulado e não há barreiras comerciais e não comerciais, incluindo medidas de apoio, nas exportações contrariando Regras da OMC Esperar o subsídio de transporte e fertilizantes em áreas remotas (agora subsidio de irrigação limitado também), nenhum subsídio existe. Em grandes e médias indústrias, até 100 por cento de participação estrangeira é permitida com instalações de repatriação. No banco três quarto e em seguros 100 por cento de capital estrangeiro A participação já foi permitida, mesmo que em uma base selecionada. Agora, a tarifa média está em torno de 7,11 por cento e as estimativas revelam que a taxa real reduziu para 5,13% em 2007 de 6,1%. Da mesma forma, a taxa de tarifas de importação caiu Para 6,23 por cento de 7,72 por cento durante o mesmo período. Muitas leis já foram promulgadas e muitas estão no processo de promulgação. 11 Realizações de desenvolvimento na era pós-OMC (A liberalização do comércio é uma barraca de desenvolvimento) Crescimento global e setorial 23 Investimento estrangeiro direto Alguns estudos indicam que apenas 40% do FDI aprovado Os projetos entram nas operações. 24 cont. Apesar da estagnação das tendências de poupança doméstica, a poupança nacional superou consideravelmente o investimento total nos últimos anos (exceto em 200607), como o excedente da conta corrente exibe, ao mesmo tempo, baixa capacidade de investimento 25 Emprego, Pobreza, Distribuição de Renda e Emprego de Subsistência (Manufatura) NLSS Os dados mostram uma tendência decrescente de salários reais de não qualificados em áreas urbanas e estagnação da participação salarial total total de trabalhadores inteiros. Número Ano Comparação de pessoas do Censo Interno Contratado e Empregados Número total de funcionários Número total de pessoas envolvidas 26 Embora os dados de pobreza não estejam disponíveis para a Após o período de adesão à OMC, a liberalização do comércio pode ser, em parte, indicativa. A pobreza reduziu de 42 em 1996 para 31% em 2004. Ao mesmo tempo, a distribuição de renda piorou acentuadamente. Gini subiu para 41,4 em 2004 de 34,2 em 1996. 27 A proporção de consumo mais pobre diminuiu em meio à estagnação na participação de renda durante o período de 1996 a 2004 Participação no consumo per capita Participação na renda per capita Maior 20% da população Maior população de 20% 28 Setor informal O emprego é tão alto quanto 94 por cento A produtividade do trabalho na indústria de manufatura e serviços está em declínio A segurança alimentar e o sustento das pessoas é agora um grande problema - 35 distritos no déficit alimentar agudo Mais de 1 milhão de lares são sem terra, incluindo mais de 23% das famílias totais. A exclusão é elevada em termos de acesso a recursos econômicos (baixa renda, ausência de oportunidade), humanos (educação, saúde) e físicos (terra, pecuária, etc.). O mesmo é verdadeiro no caso de pobres e desfavorecidos. O desenvolvimento altamente desigual no ruralurbanremote e as áreas relativamente acessíveis está se manifestando horas extras. 29 Questões principais (Domésticas) O consumo centrado urbano induziu atividades econômicas e, portanto, nenhum investimento produtivo aumentando o crescimento sustentável e sustentável. Aumentar a disparidade de renda de forma sem precedentes em meio ao aprofundamento dos impedimentos estruturais e institucionais Perda de emprego entre trabalhadores não qualificados, crescente informalidade do mercado de trabalho e redução da produtividade do trabalho Colapso gradual de indústrias caseiras e pequenas indústrias Depende demais da receita baseada em comércio e das distorções de política que acompanham Estrutura tarifária em cascata desencorajando indústrias de alto valor agregado e baseadas em recursos Problema de instituições que promovem o mercado e o comércio 30 Ausência de diversificação de países e commodities em baixas ligações para trás e para frente Problemas sérios de segurança alimentar e de subsistência das populações Grandes estrangulamentos de oferta e ausência de ambiente propício aos investidores Ausência de institucionalizar consultas mais amplas e coordenação de políticas levaram a formulação e execução de políticas políticas Economia central em consideração especial Acima de tudo incentivo ao regime de política econômica defeituoso ditado pela liberalização, desregulamentação e políticas abertas centradas e até a ausência de abrangência em meio a políticas capturadas, etc. 31 Falhas internacionais para implementar a Agenda de Desenvolvimento de Doha em todas as três frentes i) aumentar o mercado Acesso ii) equilibrar as regras comerciais e iii) assistência técnica bem-orientada e outros componentes no âmbito dos pacotes de julho Discriminatório da arquitetura financeira global e do regime de políticas globais inadequado aos países como o Nepal Aumento da vulnerabilidade na economia devido à incerteza global e a grandes choques não antecipados Exemplo de crise financeira global de hoje e seu contágio Ignorância à segurança alimentar e questões de subsistência dos agricultores ignoradas 32 Iniciativas Requeridas Medidas Reestruturação doméstica e racionalização da estrutura tarifária Incentivo especial para pequenas empresas com foco em recursos domésticos e trabalho Indústrias de incentivo através de processos de consulta política mais abrangentes Fortalecimento de instituições de mercado e desmantelamento de práticas sindicais e de carteira Uma abordagem abrangente em reformas com foco na remoção de impedimentos estruturais e institucionais para garantir um melhor acesso aos recursos financeiros e físicos das pequenas empresas Tratamento especial para segurança alimentar e Questões de subsistência Fortalecimento da capacidade comercial e das instituições relacionadas ao comércio Fundo de estabilização Sincronização de políticas macro Programa de desenvolvimento de habilidades massivas para aumentar a produtividade dos trabalhadores 33 Cont. A mudança de paradigma do desenvolvimento para a equidade levou o desenvolvimento com as mudanças de política de acompanhamento ao dar igual prioridade à importação e à exportação que promovem a industrialização. Isto exigirá: investimento maciço em infra-estrutura e outras atividades relacionadas para expandir o mercado interno Prioridade para aliviar os estrangulamentos da oferta e encorajar a produção através de pequenos produtores Alta prioridade em módulos cooperativos de produção, distribuição e intercâmbio ênfase no desenvolvimento de aglomerados de produção e zona de processamento de exportação em áreas viáveis rurais E áreas semi-urbanas Investimento maciço em saúde e educação Programas de redução da pobreza e desenvolvimento rural na base para aumentar a capacidade de compra das pessoas 34 Cont. Implementação internacional dos compromissos de Doha em todas as três frentes i) reforçar o acesso ao mercado, ii) regras de comércio equilibradas e iii) assistências técnicas bem-orientadas e outros componentes sob os pacotes de julho das perspectivas dos países menos desenvolvidos: - Documentos livres e livres de acesso ao contingente - Hong Kong Declaração ministerial vaga apesar do compromisso de instalação com 97% de produtos - Resolver outros problemas simultaneamente - Regras de origem - Barreiras não tarifárias (as estimativas da UNTAD mostram que 40% das exportações dos PMA são afetadas por barreiras não tarifárias, como normas técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias , Regras e procedimentos personalizados, restrições relacionadas à concorrência etc.) - TRIPS-erosão de referência 35 cont. - Apoiar o comércio com foco na capacidade técnica de aprimoramento e remoção de estrangulamentos de oferta, etc. - Acesso aprimorado e real ao mercado com certo grau de flexibilidade para buscar políticas domésticas apropriadas, especialmente nas áreas de segurança alimentar, meios de subsistência dos agricultores e salvaguarda das pequenas empresas - Alívio da dívida Medidas e fundo de estabilização para enfrentar os choques comerciais imprevistos dos PMA - Mudança de ambiguidade aumentada entre os acordos comerciais multilaterais e regionais - Nova agenda: nova arquitetura financeira global e mudança de paradigma de desenvolvimento no nível global para tornar o comércio internacional como veículo de desenvolvimento. Agradeço Você
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